4 de mar. de 2009

Coisas sobre nossa Língua Portuguesa - II


O Penúltimo post , que falava do uso incorreto da palavra voluntarioso, foi um dos mais movimentados desse blog e essa semana fui incentivado a escrever sobre algo parecido. O uso incorreto da palavra “literalmente” nas transmissões esportivas.

Literalmente: derivada deLITERAL literalli.te.raladj (lat litterale) 1 Que acompanha rigorosamente a letra dos textos; que atende com rigor à seqüência natural e imediata das palavras e frases: Tradução literal. 2 Rigoroso, formal. 3 Restrito. 4 Claro, evidente, terminante. 5 Álg Diz-se das quantidades expressas por letras: Quantidades literais.

Ao contrario do que acontece com a palavra “voluntarioso”, parece que a maioria das pessoas sabe exatamente o que significa “literalmente”, mas por displicência ou principalmente por vicio de linguagem usam a palavra de forma totalmente equivocada.
Esses dias ouvi perolas: “Esse chute foi literalmente um canhão”, “...ele é literalmente um monstro.”, “ ...jogar lá, é literalmente uma guerra.”
Ouvindo coisas assim eu penso no pouco comprometimento dos profissionais de comunicação em usar bem a nossa língua. Nossas transmissões esportivas acabam se transformando em propagandas de longo alcance da ignorância. Aposto que se hoje o real significado da palavra ainda é muito conhecido, da maneira que a coisa anda, daqui a um tempo as coisas podem mudar e o que era displicência vai virar pura ignorância.
Será que esse é o caminho natural da língua? Viva e mutante? Nesse caso eu acho que não, porque não é uma questão de simplesmente dar novo significado a uma palavra, é inutilizar a seu sentido original, é usá-la quase que em sentido contrario.
Dessa maneira não sei se daqui a um tempo “literalmente vai literalmente significar literalmente”.

2 comentários:

  1. Oi, Peter,
    Você é convidado a virar um membro em nossa Comunidade Brasileirão.com e enviar notícias na nossa característica única o Vc Repórter que foi introduzida para capacitar torcedores e torcidas como você relatar notícias locais para todo o povo a ver. O Brasileirão.com é o melhor lugar para notícias livres de censura das companhias de mídia sobre futebol no Brasil.

    Para quem curte ser repórter mesmo não sendo formado em jornalismo ai vai uma Dica: O Portal www.brasileirão.com está lançando o Vc Repórter, com ele qualquer pessoa pode enviar notícias, fotos e áudios para o Portal Brasileirão e relacionadas categorias / times, torcidas, e se um sua notícia tiver uma maior relevância ranking ela poderá parar na home do portal.

    Você pode enviar qualquer notícia, seja de futebol, alguma coisa que tenha acontecido com você ou com algum amigo seu, algum acontecimento com o seu time ou Torcida, novidade em tecnologia, enfim, o que você quiser!

    Sua notícia será publicada imediatamente com o seu nome.

    Se você gosta de se comunicar, escrever, tem paixão pelo futebol, e acompanha os principais eventos e campeonatos do mundo, este grupo de discussão é perfeito pra você. Este é o melhor fórum social sobre futebol para você expressar suas opiniões.

    Nosso grupo é modelado para discutir ou debater tudo sobre os times brasileiros, ligas e notícias do esporte no Brasil e ao redor do mundo. Você pode escrever opiniões em qualquer formato que escolher e nossos membros podem adicionar comentários. Suas opiniões serão arquivadas e pesquisáveis pela internet e assim, qualquer pessoa poderá vê-las. Bem-vindo!

    ResponderExcluir
  2. Desista man, vai ser literalmente impossível a galera parar com essas maluquices.
    hehehehe

    ResponderExcluir

Não é? ou não é ou não é? ééééééé