29 de out. de 2008

Coisas Sobre o Futebol Baiano


Vamos pensar um pouco sobre o querido futebol baiano, que pode se resumir a querida dupla Ba x Vi. Mas antes de começar a meter o pau em tudo, vou tentar ser um pouco realista. É natural que o futebol seja reflexo das coisas ao seu redor, então, não é de se espantar a superioridade do futebol de Rio, São Paulo, Minas e Rio Grande do Sul.
Não é de se espantar, também, a pouca força do futebol da região Norte. Lógico que dentro desse quadro coisas podem ser modificadas. Por exemplo, comparando com o de Pernambuco dá pra perceber que o futebol de “minha Bahia danada de boa” está aquém das suas possibilidades.
Feitas essa ressalvas, vamos começar a esculhambar tudo e por partes.
Esculhambação parte 01: As torcidas da Bahia são ridículas, A torcida do Bahia é completamente retardada. Parece que ela mesma é quem mais gosta de fazer piada com o próprio tricolor. A maioria está mais preocupada com a bagunça e a cerveja do estádio do que com o time. Exemplo é o numero de abestalhado que lotavam a Fonte Nova mesmo diante de campeonatos ridículos, campanhas ridículas, jogadores ridículos e administrações ridículas. Acho que deveriam levantar as mãos para o céu por não estarem na mesma situação que o Santa Cruz. Eu fico pensando no dirigente do time no tempo que ainda estavam na primeira divisão, lascando o time todo. Quando caiu devem ter pensando, “vamo nessa, na segunda não vai dar mais torcida, não vai ter o que roubar”. E a fonte nova continuava lotada. Foi pra terceira, os caras pensaram “Agora já era, vamo nessa”, e a Fonte batendo recordes de publico. E os doentes comendo grama e gritando, “sou bi brasileiro”.
Ai meu deus que vergonha.
E a torcida do Vitória pra fazer jus à rivalidade também é extremamente ridícula. Mas é uma ridicularidade totalmente diferente da ridicularidade tricolor. Eu parei de freqüentar o Barradão por não agüentar tanta babaquice. O time podia estar fazendo as melhores campanhas, com bons jogadores. Bastava tomar um gol, pra começar a ser vaiado. Nunca vi uma torcida tão pessimista, tão chata. E se o time perde um jogo, no seguinte o estádio fica vazio.
Ai meu deus que vergonha.
Esculhambação parte 02: A imprensa da Bahia é ridícula.Poxa! É bem fácil ver que a nossa imprensa é uma piada. Porém, o mais triste é pensar que essa imprensa pode ser uma das principais (i)responsáveis pelo comportamento safado das torcidas.
Parece que só tem milionário trabalhando por aqui, será que eles não percebem que se o nosso futebol estiver bem vai ser melhor pra eles?
É uma atuação antiga, pautada na incompetência e na esculhambação. E com olhares bem diferentes sobre os dois times. O Bahia sempre gigante e o Vitória sempre pequeno. Lembro do tempo que o Vitória foi patrocinado pelo Excel e montou um time com ótimos jogadores, a imprensa só procurava problema, Bebeto saiu daqui escorraçado, para alguns meses depois ser titular do Brasil na copa de 98. Ai meu deus que vergonha.
Por falar em incompetência, ontem ouvindo a rádio ouvi um comentarias falar sobre a situação do Bahia e soltar a seguinte perola, “rapaz pra o cara ser presidente do Bahia tem que ter cacife, tem que ter dinheiro, se não, não adianta nada! Não adianta ser bem intencionado e na hora que aperta não ter dinheiro pra salvar o time!!!!” Pelo amor de deus, será que algum dia um cara desses já ouviu falar em profissionalismo?
Ai meu deus que vergonha.
Esculhambação parte 03: Os dirigentes da Bahia são ridículos. Pra finalizar com chave de ouro vamos pensar nos nosso dirigente. Os caras estão perdidos no tempo, administrando como a 40 anos atrás. Veja o caso do Bahia, o time anos após ano está se acabando e a união torcida-imprensa-dirigentes tenta solucionar as coisas trocando de técnico e jogadores. Acho que tem quase 20 anos que ouço falar em futebol como negocio, em administrar os clubes como empresas. Aqui não! Futebol é futebol e pronto.O negocio é tão gritante, que o Presidente do Vitória, que não entendia nada de clubes de futebol, com o mínimo de boa vontade e vontade de acertar acabou tirando o time de uma situação complicadíssima em pouquíssimo tempo. Acho que o campeonato de pontos corridos está ai pra mostrar que sem organização a tendência é o fundo do poço, não tem como empurrar com a barriga e tentar uma boa campanha eliminado adversários no mata-mata. Mas isso é coisa pra um outro texto

Um comentário:

  1. É man, o futebol baiano é ridículo. Mas pelo menos o Vitória vai continuar na 1ª divisão, já é alguma coisa. Vamos ver se o Bahia se segura lá na 2ª.
    hehehehehe

    ResponderExcluir

Não é? ou não é ou não é? ééééééé