20 de out. de 2008

Coisas Sobre Goleiros.


Pois é! Logo na primeira semana de blog me deparei com a grande e obvia dificuldade para se ter um blog legal; atualiza-lo. Mas como esse ainda está bem no começo, vamos a mais um post.


Sempre que vejo e penso futebol e as coisas que o envolve, acabo me recolhendo a minha ignorância, diante do conhecimento dos profissionais. Acho que é ser muito “queixão”, pensar que posso de minha casa, vendo noticias e jogos pela televisão, propor uma escalação mais adequada ao meu time do que o técnico que está lá todos os dias, que trabalha com isso a anos. É lógico que, em alguns casos, os gênios se superam e a gente realmente acha que pode mudar de profissão e tentar uma vaga com treinador de time de futebol profissional.
Mas tem um assunto futebolístico que, diante da repetição do absurdo de julgamento de profissionais e torcedores, eu realmente acabo me achando quase um expert; e esse assunto é a qualidade dos goleiros.
Qual a principal função de um goleiro? Evitar gols, certo? Para a maioria das pessoas parece que não. Para a grande a maioria, dos profissionais e torcedores, parece que a principal meta de um goleiro é “operar milagres”. E assim, ano após ano eu vejo a consagração de um perfil odiável de goleiros, os que preferem dar um passo a esquerda para em seguida saltar para a direita e em uma ponte fabulosa, “operar mais um milagre”. Ora, ora, ora... Não seria, mas correto ele simplesmente deslocar todo o corpo para direita e com toda tranqüilidade “encaixar” a bola com as duas mãos? Não, Não, Não..Não é assim que funciona, os que preferem esse tipo de postura acabam passando uma imagem de goleiro “mediano”, “regular” ou até mesmo fraco.
Pelo menos, para diminuir meu desespero em relação a isso existe uma classe profissional que parece enxergar isso, os treinadores. Mas a imprensa e a torcida não se cansam de a cada campeonato idolatrar um novo santo.
Lembro de ano passado comentar isso com minha namorada e propor um teste para avaliar as atuações de um goleiro que era apontado, por muitos, como o melhor do Brasileirão 2007; Felipe do Corinthians. O teste era simples, contar quantas bolas ele “encaixava” e quantas ele “espalmava”. O resultado foi até mais absurdo do que eu tinha pensado, acho que ele espalmou 95% dos chutes. E o mais engraçado era ouvir, a cada bola defendida sem nenhuma tranqüilidade e segurança, os narradores gritando “Milagreeee”, Filipeeeeee...
Acho que meu trauma começou com o Jean do Bahia e do Vitória, ele não fazia uma defesa fácil, só trabalhava com milagre mesmo e era um grande ídolo por aqui.
Pra deixar claros os perfis que tentei traçar vou fazer uma lista com os dois tipos de goleiros.

Milagreiros, Presepeiros, Santos, Jean Style: Jean, Felipe, Fernando Henrique, Danrlei...

Bons Goleiros: Zetti, Tafarell, Rogério Ceni, Carlos Germano...

Poxa, não posso esquecer uma outra categoria; a dos Frangueiros: Clemer.

O bom é perceber que o tempo acaba sendo justo com os bons goleiros, que no fim das contas acabam tendo carreiras duradouras de bem sucedidas.

Ps: Acabei gastando alguns créditos de futebol para ver Futsal. Tomara que não falte crédito justo no final do Brasileirão.

4 comentários:

  1. Vitor, pode anotar esse nome. Próximo goleiro da seleção. Joga atualmente no Grêmio, o time que vai ser campeão!!! (o primeiro palpite é certo, o segundo nem tanto =/)

    ResponderExcluir
  2. Opa! Vou ter que mais uma vez me aceitar a minha ignorância e assumir que ainda não vi o Vitor jogar muitas vezes. Então não tenho uma opinião muito segura sobre ele. Mas dá pra ver que é um bom goleiro, inclusive está liderando a bola de prata da Placar, que premia a regularidade do jogadores.

    Anônimo, seu nome é Alessandro Mahandro???

    ResponderExcluir
  3. Sim man, é importante mesmo atualizar o blog. Curti a idéia, interessante. E realmente, essa sua teoria sobre os goleiros procede bastante.

    ResponderExcluir

Não é? ou não é ou não é? ééééééé