25 de out. de 2008

Coisa Sobre Obina (Texto Roubado)


Opa! Já tem algum tempo que fico triste vendo o rumo que a carreira de Obina vem tomando. Acho ele um ótimo camisa 9, com boa visão, bom chute e muita força. Mas, por motivos diversos, ele acabou sendo engolido pelo folclore. Hoje li um texto no site da revista Placar que resumiu bastante o que eu penso. Então vamos ao texto de Sérgio Garcia.


Melhor que Eto'o
A primeira vez que vi Obina foi num jogo entre dois Fluminenses, o carioca e o de Feira de Santana. Foi em 2003, numa partida pela Copa do Brasil, disputada na cidade baiana. O jogo entre os xarás acabou 1 a 1, e me chamou atenção o camisa 9 autor do gol do anfitrião, um jogador jovem e forte, com ótima presença na área. Não fui só eu quem ficou bem impressionado. Os dirigentes tricolores logo iniciaram uma paquera com o atacante.
Passado dois anos, quando já imaginava que ele estivesse no campeonato ucraniano, árabe ou coreano, eis que o vi novamente, dessa vez pelo Vitória, com o mesmo faro de gol.
Cobiçado por Palmeiras e Fluminense, ele acabou contratado pelo Flamengo. Não foi exatamente amor à primeira vista o que houve entre o rubro-negro e o atual xodó. Ele pouco ajudava a quebrar o gelo. No início, fez poucos gols, e chegou até a se cogitar passá-lo adiante.
Mas, de uma hora para outra, o atacante passou a marcar em decisões e jogos importantes. Caiu na graça do arquibaldo, mas a idolatria acabou descambando para a chacota. Talvez pelo seu jeitão interiorano, um tanto introvertido e caricaturável, Obina virou folclore, tal qual Biro-Biro, e, para os mais antigos, Fio Maravilha. Ótimo para o garoto-propaganda, mas ruim para o jogador. Virou um produto de marketing valioso, na mesma proporção em que o atleta ficava em segundo plano. E haja piadinhas e chistes, com o Obina-Super Homem, o Obina-Obama, o Obina melhor que Eto'o.
Contra o Coritiba, ele fez uma das melhores atuações individuais deste Campeonato Brasileiro. Até numa tela de 5 polegadas dava para ver que ele estava mais magro. Correu como maratonista etíope e jogou como craque brasileiro. Fez gol, deu passe para outro, cabeceou na trave e demonstrou incrível poder de arranque.
Para ganhar a admiração de todas as torcidas, só falta agora ele driblar seu marcador mais implacável: a folclorização.

--------------------------------------------------------------------------
Dados de Obina no Flamengo até o dia 25/10/08:
Jogos: 158
Como titular: 80
Gols: 44
Assinstências: 21
--------------------------------
Dados de Obina no Vitória:
Jogos: 40
Gols: 19

2 comentários:

  1. O blog ainda tá no início e já tá rolando texto roubado. Cadê a inspiração pra escrever man?
    hehhehehehe

    ResponderExcluir
  2. Pixiiiii! Ramon desmacarou o blog!auuauaua

    ResponderExcluir

Não é? ou não é ou não é? ééééééé