13 de nov. de 2008

Matemáticas do Futebol

Opa!Antes de tudo, vou me justificar pela pouca freqüência de postagens.
Fora a já famosa falta de tempo crônica, estou nas ultimas semana do semestre de faculdade, então estou na fase da também famosa “loucura de fim de semestre”.
Mas vou postar um texto na correria pra não enferrujar.

Rapaz, nossa imprensa se supera. O campeonato ta chegando ao fim, nossos times estão no meio da tabela, tipo não sobe nem desce, e eles começam a “temporada de caça a polemica” para não deixar a audiência cair. Então o técnico Wagner Mancine do Vitória é a vitima da vez. Estão fazendo a caveira do cara, que já provou ser um profissional competente. Ainda não é, e talvez nunca seja um treinador top de linha, mas para os padrões atuais do futebol baiano está bom demais. Um cara novo, dedicado, estudioso...que tudo pra crescer. Mas saindo um pouco dos méritos e deméritos do Mancine vamos aos fatos; ele tem nas mãos um elenco super limitado, se comparado com outros times da primeira divisão. Os times reservas de Flamengo, São Paulo e Internacional são melhores do que o titular do Vitória. No inicio no campeonato ele conseguiu arrumar um time que ganhou muitos pontos enquanto outros lutavam para se acertar. No segundo turno com a ponteira da tabela se afastando, sem perigo o de rebaixamento rondando e a Sul-americana praticamente garantida veio, o que pra mim é o principal problema do time, a desmotivação. Não há Santo Mancine que faça jogar bem um monte de gente sem empolgação, sem pretensões. Se não bastassem esses dois problemas (elenco e desmotivação) o técnico do Vitória ainda teve que conviver com um fato constate para quem trabalha em times exteriores aos maiores centros; as arbitragens.
Pegando embalo nesse assunto, eu volto à questão da incompetência de nossa imprensa.
Estou vendo nas ultimas semanas muito se falar sobre as possibilidades de o Bahia ser rebaixado e de o Vitória não ir para a Sul-Americana. Rapaz, as duas estão a muito tempo fora de questão, matematicamente não é impossível mas é quase. A conta mais complexa que os nossos gênios conseguem fazer é a distancia, em pontos, dos times para as zonas em questão. Então pra eles é simples: a distancia do Vitória para a “zona do limbo” é de 7 pontos, se ainda estão em jogo doze pontos ele corre sérios riscos de ficar de fora da competição. As antas parecem ignorar a tabela dos times adversário. Por exemplo, se o Vitória está 2 pontos a frente do Time A e 2 pontos a frente do Time B, ele não pode ser ultrapassado pelos dois na rodada seguinte se na tabela jogarem, Time A contra Time B. Para ajudar a visualizar todas as possibilidades da tabela o site do Globo Esporte desenvolveu uma tabela dinâmica, que você preenche a tabela de classificação de acordo com os seus palpites. A cerca de 5 rodadas atrás eu simulei uma tabela na qual o Vitória perdia todos os seu jogos, ainda assim classificamos para a Sul-america sem maiores problemas. O mesmo fiz com o Bahia, também não caia. Ou seja, os caras não se dão ao trabalho nem de para um pouco pra fazer umas continhas, ou quem sabe pegar a mamata do Globo Esporte antes de sair tocando o terror por ai.

Pra quem se interessar o link da Tabela Dinâmica é: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Futebol/Simulador/0,,TAI0-9827,00.html

Só pra fazer justiça lembrei de citar dois bons profissionais: o comentarista Paulo Cerqueira, que parece um oásis de lucidez no meio de tanta loucura e o narrador João Andradeo cara é uma comedia e narra com vibração, um desespero da zorra (só narrando, os comentários deles são bizonhos).

Um comentário:

Não é? ou não é ou não é? ééééééé