28 de nov. de 2008

Coisas sobre...



Opa!Só um leve comentário sobre a Sulamericana, enquanto meu semestre não acaba.

Rapaz, no blog http://futibocatiguria.blogspot.com/2008/09/copa-sul-americana-o-campeonato-de.html eu li  um tempo atrás um post falando sobre a Copa a Sulamerica. Depois de ler esse post acho que fiquei ainda mais sensível (lá ele) aos absurdos dessa Copa. Primeiro fui obrigado a ver um monte de clube jogando com time B(e até time C), contra uns times horrorosos dos outros países. Lembro de um particularmente assombroso, Sport Áncash do Peru contra o Time B do Palmeiras, já estava um jogo duro de ver, fora o detalhe de ter sido uma partida disputada em um campo de futebol sintético!!!!!!!!!!!!Tenha Medo!!!!!!!Depois, dando continuidade ao show de horrores, tivemos a oportunidade de ver Wanderlei Luxemburgo ser comentarista da Globo em um jogo do Palmeiras, já que ele achou melhor não viajar para Buenos Aires para comandar seu Time B contra o Argentinos Jr. Tenho que assumir que gostei desse espetáculo. Hehehehe. Ver o Luxemburgo mandando orientações táticas pelo telefone não foi coisa que vemos todo dia.
Porém, o maior dos absurdos se deu justamente quando eu pensei que o pior já tinha passado. Vejamos, todos os times do Brasil que não estavam levando a copa a sério já tinha sido eliminados, os times do ultimo escalão da América também, chegada a semifinal, restaram bons times argentinos, com bons jogadores como Verón e principalmente sobrou o Internacional, que tem os melhores jogadores do país, mas que não conseguiu se acertar a tempo no Brasileirão e quem tem uma super motivação para encarar as ultimas fases da competição. Pensei; “finalmente vou poder ver uns jogos legais nessa copa”. Vou? Talvez. Não tenho televisão a cabo em casa e a semifinal não foi transmitido nem pela Globo nem pela Band. Como assim?Como assim? Ta Louco Mano??? Não to entendendo a lógica. Que dizer que eu tenho que ver os jogos ridículos dos times do Rio e de São Paulo, em fases totalmente sem motivação, com times re-reservas e na hora no bem bom nada pra mim. Será que é só por que o Inter não é um time do centro midiático do nosso país?Nada disso Penna, deixe de teoria da conspiração. Pensei mais uma vez; "a FINAL eles transmitirão, deve ter alguma lógica lá na programação". Final da Sulamerica, quarta-feira, e não é que a Globo deixou de transmitir a FINAL da Copa que ela começou transmitindo?. Vai entender....
Ai eu lembrei de um episódio bem simbólico. No dia seguinte a conquista do mundo pelo mesmo Internacional, tive a oportunidade de ver uma bizarrice histórica no noticiário esportivo da Band. Aconteceu, que a data referida era logicamente a data da comemoração de um ano da também brilhante conquista do Mundial Inter-Clubes pelo São Paulo. E a Band achou legal prestar uma homenagem ao tricolor. Absurdo foi o detalhe, a matéria referente a UM ANO do titulo São Paulino teve a mesma duração que a matéria sobre o Internacional que acabava de conquistar o MUNDO, no DIA ANTERIOR.
Será que uma coisa tem a ver com a outra?
Deve ter não. né?


-A verdade é que acho justo que a televisão transmita os jogos dos melhores times do campeonato. Mesmo que isso possa interferir em um clico negativo para os times menores. Não acharia correto que fosse transmitido Ipatinga e Náutico, por exemplo, só para se fazer uma justiça regional nas transmissões. Parece lógico, pra mim, que um time como o São Paulo, multi-campeão, tenha mais espaço que o meu Vitória, recém chegado de um terceira divisão e tentando se fortalecer. O que choca é quando a lógica desse espaço, fornecido as equipes, foge a regra da qualidade dos times e parece fazer prevalecer a localizações geográficas e histórico político de cada clube. Infelizmente impressão que fica nos casos citados é justamente a essa lógica triste vai prevalecer por um bom tempo. Enquanto isso times vencedores como Grêmio, Internacional e Cruzeiro vão sendo impossibilitados de serem apreciados e admirados fora dos seus domínios regionais. É uma Pena.

- Rapaz, eu realmente pretendia escrever um LEVE e PEQUENO comentário. Acho que me empolguei.

3 comentários:

  1. A mídia como um todo é desta forma. No futebol, na política...Só divulga o que é do seu interesse comercial ou econômico. Que se dane o compromisso com a informação...

    ResponderExcluir
  2. Concordo, se você não torce para os times do RJ e SP, não tem muito o que fazer. Em programas que duram duas horas, tu tens uma hora e cinquenta falando dos paulistas e cariocas e os 10 minutos restantes dos outros times do país.
    A vantagem de ter canal a cabo é poder assistir aos jogos mas os programas esportivos continuam priorizando os times destes dois estados.
    Infelizmente, times como Inter, Grêmio, Cruzeiro, Atlético, Vitória, Bahia, Sport entre outros, tem que lutar contra muita coisa.
    Quando são campeões, são por muito merecimento, porque passaram por poucas e boas.
    Valeu, parabéns pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. No final das contas passaram a final...
    ehhehehehe

    ResponderExcluir

Não é? ou não é ou não é? ééééééé