21 de jun. de 2010

Coisas sobre a Copa I

Alguns comentários sobre a Copa;

1- Eu fico um pouco surpreso com a vontade incontrolável da torcida e da imprensa de criticar a seleção. Quando o time enfrenta um adversário que consegue marcar e criar dificuldades, as pessoas reagem como se simplesmente faltasse vontade a seleção. Parece um síndrome de Rock Balboa, que se precisa, apenas, achar a motivação certa pra nocautear qualquer adversário. Acho que não é bem por ai. Deve se observar sempre o mérito do adversário, ainda mais em um copetição como a Copa.Penso que a tranquilidade pra tentar encontrar os espaços é fundamental. Então pra mim, por exemplo, a vitória de 2 X 1 sobre a Coreia, foi totalmente dentro dos planos, sem risco, construída com jogadas trabalhadas. Lamentei só o gol tomado no final, por pura desconcentração.

2- Posto tudo isso, ratifico que essa é a seleção em que eu mais confio, desde que acompanho Copas do Mundo (1990). Não é perfeita, longe disso. É um time que trabalha pra render o seu máximo dentro dos seus limites, e o máximo, em se tratando de Selação Brasileira é mais do que suficiente pra ganhar uma Copa. Se vai ganhar ou não são outros 500, afinal outras grandes equipes estão no páreo. O fato de perder a Copa não significa, necessariamente, que o trabalho foi mal feito. Se fosse assim seriam 31 trabalhos mal feitos em 32 equipes classificadas para a Copa.
3 - Já publiquei aqui mais de uma vez minha admiração pelo trabalho de Dunga, mas eu não sou radical. E tenho que admitir, que na última semana, nosso treinador perdeu um pouco a mão na batalha que tem travado com a imprensa. Principalmente quando deixa isso chegar de forma direta ao torcedor. Até poucos dias eu diria que Dunga estava vencendo de goleada essa guerra, sempre respondendo ás provocações, incoerências, irresponsabilidade e densiformação com o contrário de tudo isso. Mas ontem eu diria que ele fez um gol contra, na coletiva após o jogo contra Costa do Marfim. Ainda está ganhando com sobras, mas tem que tomar cuidado pra não deixar os caras encostarem no placar.

4 - Como diria um piada familiar interna; "Tá todo mundo devendo". Assim eu resumiria, até agora, a atuação dos concorrentes do Brasil ao titulo.

Um comentário:

Não é? ou não é ou não é? ééééééé