5 de fev. de 2009

Coisas sobre o Museu do Futebol

Opa!
Essa semana, fui a São Paulo e visitei a nova atração turística da cidade, o Museu do Futebol no estádio do Pacaembu. Realmente para alguém como eu, acostumado com a estrutura precária de tudo que é relacionado a futebol na Bahia, a primeira visão da entrada do estádio já impressiona; a fachada impecável do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, uma loja de artigos futebolístico(Roxos e Doente) e um bar-café temático, que fica devidamente fechado em dias de jogos.

A entrada para o museu é bem barata; R$ 6,00 inteira e R$ 3,00 meia. Um dos pontos principais a se destacar sobre o museu é o direcionamento dado quanto ao publico visitante; é um projeto que pretende agradar tanto aos fanáticos por futebol quanto às pessoas que pouco se interessam pelo esporte. E essa postura dá a tônica em todos os setores do museu, tanto nas virtudes quanto nas fragilidades.

O ponto alto é o uso da tecnologia e da interatividade. Pode-se ouvir, ver, jogar...Definitivamente é um museu vivo, como afirmou Joseph Blater, após conhecer o local.É uma vista divertida para todos.

Para tentar conquistar os menos apegados, a evolução do futebol é mostrada sempre relacionada à história do país. Essa característica pode desapontar os mais aficionados, pouco se fala sobre aspectos clubistícos. Muito concentrado nos fatos mais relevantes da seleção e dos jogadores fora de serie, o museu deixa de lado peças que poderiam enriquecer seu acervo, como troféus, camisas e artigos de conquistas e momentos importantes. Para quem é de fora de São Paulo, outro momento legal do programa é a visita a arquibancada do Pacaembu.

Resumindo, é uma programa que eu recomendo fortemente a quem estiver na capital paulistas, apaixonados ou não por futebol, mesmo percebendo que ainda há um potencial enorme não explorado pelo museu. E pela organização e vontade, sabendo-se que esse é um empreendimento novo, acho que de próxima vez que for a São Paulo posso fazer uma nova visita e encontrar um museu ainda melhor!

-Um ponto imperdoável na estrutura do local é ausência quase que completa de informação em outros idiomas, definitivamente isso tem que ser corrigido com urgência. Um museu que pretende ser um marco turístico para a cidade não pode cometer um deslize desses.


-Fachada do Pacaembu















-Arquibancada do estádio, vista da entrada principal.














-Escudo do maior time do Brasil.heheheh














-Totens das copas















- Crepe no Bar-Café “O Torcedor”














-Apesar de atribuída a João Saldanha, já vi essa frase ter sua autoria contestada. Quem tiver mais informações por favor se manifeste.heheheh













-Arquibancada vista de cima














- Maior time do Brasil

2 comentários:

  1. Próxima vez que for em SP com certeza tentarei ir nesse museu.

    E como assim vc ainda não ouviu o último cd deles? Porra man, dê um jeito de comprar, ou então baixe e deixe de viadagem.

    Pelo menos essas últimas músicas (G.L.O.W. e FOL) não vão sair em cd, então vc pode baixar.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Peter,

    O senhor não acha que esse veículo de comunicação está excessivamente pró-Vitória? Onde fica sua imparcialidade? rs

    ResponderExcluir

Não é? ou não é ou não é? ééééééé