11 de dez. de 2008

Coisas sobre o Brasileirão 2008


Como o fim do Campeonato Brasileiro vi que tinha muitos comentários a fazer e não conseguiria articular todas as idéias em um texto só. Então resolvi escrever por tópicos.

- São Paulo campeão. Como já foi dito e redito, titulo mais que merecido para o clube mais estruturado do país. Mas pra não ficar só nos elogios, não dá pra esquecer que ganhou o time com o futebol mais sem graça entre os lideres do torneio. 90% dos gols pareciam “macete” em jogos de vídeo-game. Jorge Wagner cruza na área e Miranda ou Hugo completam. O negocio foi tão repetitivo que até as comemorações de Hugo eram iguais, todo jogo que estava difícil pro São Paulo eu falava, “tem nem graça, daqui a pouco Jorge Wagner cruza, Hugo faz o gol e sai chupando o dedo” e no fim do jogo eu ficava parecendo a Mãe Dinah. E olha que nem era necessário chegar perto da área, tinhas gol de bola cruzada quase do meio capo. Méritos de Muricy que fez o time render o seu máximo com as peças que tinha em mãos.

-Grêmio vice. Sem tem um clube que eu admiro é o Grêmio, e nesse Brasileirão ele mostrou o porquê. Sem duvida jogou com um elenco muito fraco, na comparação com vários outros clubes, e mesmo assim foi até a ultima rodada com chances de roubar o hexa São Paulino.

-Cruzeiro terceiro colocado. Time mais regular do torneio, no fim das contas não sei se isso é bom ou ruim. Tipo não fede nem cheira???Afinal de contas o Cruzeiro só ficou de fora do G4 em uma única rodada e mesmo assim nunca pareceu ter forças suficientes para ficar com o troféu. E ainda me deu um prejuízo de R$ 3,00(= um lanche na barraca do Walter), em uma aposta que perdi cpara um mineiro cruzeirense aqui do trabalho. Apostei que o Flamengo roubava a vaga da Libertadores na ultima rodada. Ainda apostei que cada gol de Athirson e Felype Gabriel ele me pagaria um Nego Bom. Quando Athirson fez o primeiro achei que a tarde ia ser minha.

-Palmeiras quarto colocado. Time sem brilho, viu a vaga pra Libertadores cair do céu depois dos moles do Flamengo.

-Flamengo quinto colocado. O Ronaldo Angelin falou, “Agente terminou em quinto e parece que fomos rebaixados”. O Flamengo terminou a competição com 64 ponto, 3 a mais que o total conquistado na campanha que entusiasmou a torcida no ano passado. Com os mesmo 64 ponto o time terminaria na segunda colocação em 2007. Enfim, o G5 acabou elevando o nível da coisa. Continuando as comparações 2007/2008, tenho certeza que o grande vilão rubro-negro esse ano, foi justamente o herói do ano anterior, a torcida. A pressão só atrapalhou, principalmente depois da seqüência de 7 jogos sem vitórias. A cada gol que o Flamengo tomava, ia embora a tranqüilidade e a naturalidade dos jogadores. Fica difícil jogar dessa forma. Até bomba em treino teve. Mas pra não falar que a culpa foi só da torcida, a demora em repor os jogadores que saíram na janela de transferência também foi fatal.

-Internacional sexto colocado. Já falei sobre o Inter nos posts anteriores, time com os jogadores mais habilidosos do país, demorou pra se arrumar no campeonato e fez mera figuração no torneio.

- Botafogo sétimo colocado. A 7sétima colocação até que ficou bem para o time da camisa 7, de Túlio e Garrincha. Já reparou que o Botafogo é todo diferente? Pra mim todo time tem um ídolo camisa 10. É isso mesmo, tem coisas que só acontecem com o Botafogo. A campanha, foi, a cara do clube. Sei não, tenho pra mim que o Botafogo é time pra quem não gosta tanto de futebol. hehehehehehehe

-Goiás oitavo colocado. Rapaz, só digo uma coisa. Se instituíssem o titulo para o técnico mais sem noção, mais ridículo, com certeza o Helio dos anjos levava o troféu pra casa. O cara tem setenta anos de carreira nunca ganhou um titulo importante e passou o campeonato inteiro dando as entrevistas mais arrogantes. “Por que vencemos todos os cinco primeiro colocados, não sei o quê que tem mais lá, o Goiás tem uma das melhores estruturas do país”. Hora, se tem essa estrutura extraordinária deveria estar envergonhado com a oitava posição. E tenho dito.

-Coritiba nono, Vitória décimo colocado. Campanhas gêmeas. Times recém chegados da segunda divisão, jovens talentos(Marquinhos e Keirrison), bons técnicos, pés no chão, pontos importantes acumulados ao longo do ano. Boa volta a elite dos dois clubes. Espero que continuem o trabalho e evoluam no próximo ano, principalmente fazendo boas capanhas na Sulamericana.

- Sport décimo primeiro colocado. Mesmo com o titulo da Copa do Brasil e a vaga na libertadores 2009 garantida, não fez feio e usou o campeonato como aquecimento para uma das temporadas mais importantes da historia do clube.

-Atlético Mineiro décimo segundo colocado. Sem comentários, tirando os 3X0 no Flamengo não me lembro desse clube na competição. Ele jogou os 38 jogos?

-Atlético Paranaense décimo terceiro. Com a estrutura que dizem ter, não deverias estar brigando pra não cair. Se bem que falam também que a administração de lá é tipo a de Paulo Carneiro no Vitória, elevou o nível do clube, mas corroeu as estruturas.

-Fluminense décimo quarto colocado. Depois da depressão pós Libertadores fugiu do rebaixamento e ainda beliscou uma vaga na Sulamericana. Obviamente não tinha time pra cair.

-Santos décimo quinto colocado. Sem comentários. Na verdade só serviu como meio pra fazer Kleber Pereira entrar em capo e ser artilheiro.

-Nautico décimo sexto colocado. Eu que sempre fui um torcedor do futebol do Nordeste fiquei triste com a permanência do Timbu na elite. O que tem se repedido no estádio dos Aflitos não pode acontecer na primeira divisão. Mas ano que vem ele cai, ou para com essa coisa de faroeste.

-Figueirense décimo sétimo colocado. Que pena, ia ser legal ver Figueira e Avai jogando na primeira.

-Vasco décimo oitavo colocado. Putz, tinha que cair mesmo. Que time horrível!!!!!!!!!!!!!!!!!!

-Portuguesa décima nona colocada. Até que não jogou mal, vendeu caro a maioria de suas derrotas, arrancou pontos importantes do lideres, mas não foi suficiente.

- Ipatinga Lanterna. Parecia que seria o novo América de Natal, que seria saco de pancada. De maneira geral não foi. Se segurou quase até o fim com chances de se livrar. Mas a coisa foi muito equilibrada e seria estranho um time da segunda divisão do campeonato mineiro, permanecer na primeira por mais um ano.
--------------------------------------------------
A FOTO DO POST É UMA HOMENAGEM AO JOGAR SÍMBOLO DO CAMPEÃO 2008

Um comentário:

  1. cara, sua análise sobre o Flamengo foi perfeita. A torcida atrapalhou muito, ano passado a torcida tinha paciência ocm o time.

    Quando puder, dá uma passada no meu blog, é sobre futebol também:

    http://portalfutebolarte.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Não é? ou não é ou não é? ééééééé