7 de dez. de 2015

Indicações do mercado sul-americano

Como prometido no post anterior seguem minha indicações de nomes do mercado sul americano.

As indicações se concentraram nas posições carentes. Indicado com negrito, estão as indicações mais seguras. As principais indicações estão ordenadas de forma decrescente a partir das mais certeiras.

As indicações se concentraram nas posições mais carentes do elenco, apontadas nos posto anterior. Dentre todas as indicações acho que as mais certeiras seriam: Gabriel Achilier (Emelec), Jaime Ayoví (Godoy Cruz) e Emiliano Vecchio (Colo-Colo). Esse último, inclusive, já esteve envolvido em diversas especulações de transferencias para times do Brasil.

Vale ressaltar que todas as indicações levaram em conta a realidade financeira do Vitória.





 Indicações do mercado sul-americano

Zagueiros:

1-Gabriel Achilier (Emelec – Equador)
2-Bruno Valdez (Cerro Porteño – Paraguai)
Francisco Meza (Idependiente Santa Fé – Colômbia)
Arturo Mina (Idependiente – Equador)
Jorge Guagua (Emelec – Equador) 

Laterais Direitos:

Alejandro Silva (Libertad - Paraguai) 
Matías Aguirregaray ( Peñarol - Uruguai)
Helibelton Palacios (Deportivo Cali - Colômbia)
Mario Pineida (Idependiente – Equador)
John Narváez (Emelec Equador)

Laterais Esquerdos:

Frank Fabra (Idependiente Medellin – Colômbia)
Gianni Rodríguez ( Peñarol - Uruguai)
Emmanuel Mas (Sam Lorenzo – Argentina)

Volantes:

1-Richard Ortiz (Olímpia – Paraguai)
2-Pedro Quiñones (Emelec – Equador)
Alexander Mejía (Atlético Nacional – Colômbia)

Meias:

1-Emilianio Vecchio ( Colo Colo – Chile)
2-Macnelly Torres (Atlético Nacional – Colômbia)
3-Álvaro Fernandez (Gimnasia - Argentina)
4-Rodrigo Rojas (Cerro Porteño - Paraguai)
5-Juammi Callejón (Bolivar - Bolívia)
6-Rómulo Otero (Huachipato – Chile)
Angel Mena (Emelec – Equador)
Damian Lizio (Bolivar – Bolívia)
Joel Sanchez (Uni. San Martin Peru)
Marcos Melgarejo (Nacional – Paraguai)
Mark Gonzalez (Universidade Católica – Chile)
Cesar Valenzuela (Palestino – Chile)

Atacantes:

1-Jaime Ayoví (Godoy Cruz – Argentina)
2-Miller Bolaños (Emelec – Equador)
3-Andres Vilches (Colo colo – Chile)
4-Fernando Fernandez (Guarani – Paraguai)
5-Julian Benitez (Guarani – Paraguai)
Brian Lozano (Defensor – Uruguai)
Raúl Ruidíaz (Universitário– Peru/Coritiba)
Juan Cazares (Banfilde – Argentina) Veloz
Roberto Gutierrez (Unv. Católica – Chile)
Michael Santos (River Plate – Uguguai)
Ramon Ábila (Huracan – Argentina)


Analisando o Elenco - 2016


Mais um ano se encerrando. Momento em que o mercado do futebol se aquece. O Vitória conseguiu a volta à primeira divisão e já começou a pensar em 2016. A renovação com Mancini abre uma perspectiva positiva, em que o treinador participará da montagem do elenco com o qual trabalhará ao longo do ano. Nesse caso, o primeiro passo é mapear o elenco atual, apontando as fragilidades e as virtudes. A partir daí se parte para a tentativa se formar um elenco qualificado e equilibrado. 

Tenho confiança na capacidade de Mancini e de Anderson Barros para achar no mercado as peças adequadas para montagem do grupo de jogadores, considerando a qualidade técnica, perfil de comportamento e viabilidade financeira. Mas como todo bom torcedor, não me privei da possibilidade de fazer a minha própria análise, com indicação de nomes para preencher as lacunas encontradas. Na verdade me ative aos nomes do mercado sul-americano. Isso porque acredito que o mercado local é suficientemente conhecido, minha análise serie repetição de outras tantas. Se considerarmos que os mercados dos nossos vizinhos ainda apresentam valores abaixo dos praticados no Brasil, perceberemos um horizonte de possibilidades extremamente rico. A volta à primeira divisão é um fator que deve ser aproveitado. Uma vez que, na segunda divisão o clube enfrentava a desmotivação dos atletas estrangeiros para saírem de seus países e virem jogar nas divisões inferiores.
Sendo assim, seguem minha análise do nosso elenco e as indicações de nomes do mercado sul-americano. Como vocês poderão perceber as indicações se concentraram nas posições carentes. Indicado com negrito estão as indicações mais seguras e, a ordem das principais indicações (indicados por números).

As indicações seguirão no post seguinte.

Análise do Elenco:

Para se fazer a análise do elenco considerei que para cada uma das 11 posições do time deve-se contar com pelo menos duas opções confiáveis.

Goleiros:

Se a diretoria mantiver Fernando Miguel e Gatitto Fernandez o clube terá dois goleiros com nível para serem titulares. Contando, ainda, com Caíque e Gustavo como opções, não há preocupação na meta rubro negra.

Situação: Manutenção dos nomes atuais.

Laterais Direitos:

Diogo Mateus se firmou no time na Serie B, mas, para um ano em que o time volta à Série A, e considerando a contusão de Norberto, é preciso investir em mais um nome para a posição.

Situação: Manutenção de Diogo Mateus e contratação de outro nome.

Zagueiros:

Com Kanu, Guilherme Mattis e Ramon dando conta do recado em 2015 e com a disponibilidade das promessas da base, considero que estamos bens servidos para o primeiro semestre de 2016. Mas, para a Série A, entendo que existe a necessidade de se contratar mais um nome que tenha qualidade e experiência para que o clube não passe apertos maiores na longa e difícil primeira divisão.

Situação: Manutenção de Kanu, Mattis e Ramon. Contratação de outro nome.

Laterais Esquerdos:
Diego Renan foi peça fundamental do time em 2015. Entendo que sua manutenção deva ser uma das prioridades para 2016. Euller, depois que o time passou a jogar de forma mais organizada, evoluiu, mas ainda não passa a segurança necessária. Dessa forma, acredito que o clube deva procurar outro jogador para a posição.

Situação: Manutenção de Diego Renan. Contratação de mais um jogador.

Volantes:

Considerando o esquema 4-1-4-1 adotado por Mancini em 2015, o clube precisaria de 4 nomes. Dois primeiros volantes, com forte poder de marcação e dois segundos volantes, com capacidade de avançar e com melhor poder de passe e de finalização. Para o papel de marcadores, acredito de Amaral e Marcelo dão conta do recado. Como segundos volantes temos o Flávio e o José Welison, que podem render bem, mas acredito que precisamos investir em mais um, de preferência alguém mais experiente e mais constante (Ricardinho, do Ceará, seria perfeito), até porque, tanto Flávio quanto José Welison, até pela pouca idade, devem oscilar ao longo do ano. Pelo que vi o clube pretende manter o Pedro Ken, não seria uma prioridade pra mim. Pra mim uma prioridade seria a não renovação do vínculo com Marcelo Mattos, que ganha muito e rende pouco.

Situação: Manutenção de Amaral, Marcelo, Flávio e José Welinson. Dispensa de Marcelo Mattos. Contratação de alguém para atuar como segundo volante.

Meias:

Dos nomes atuais, só Escudero tem bola para ser, indiscutivelmente, titular em 2016. Rhayner é um nome que acrescenta muito ao elenco. Mesmo que não seja para ser protagonista é uma opção de velocidade e entrega tática que pode ser muito útil. De forma parecida, Vander poderia ser um nome a permanecer como opção, mas pelo que vi em entrevista o atleta pretende sair. Eu tentaria mantê-lo. Jorge Wagner, até pelo alto salário deve sair. O elenco carece de um articulador, de um não, de dois. Um titular e um reserva. Eu apostaria na volta de Arthur Maia e procuraria o outro no mercado. Com esses dois nomes, Pereira perderia ainda mais espaço no clube e deveria ser desligado. Gabriel e David são nomes da base que podem evoluir ao longo do ano.

Situação: Manutenção de Escudero, Rhayner e Vander. Dispensa de Jorge Wagner. Contratação de dois meias articuladores, incluindo a volta de Arthur Maia.

Atacantes:

Desde a saída de Rogério e time ficou sem um jogador de velocidade. Dessa forma a contratação de um velocista e com bom poder de finalização, e de seu reserva, é urgente. Eu sondaria a volta de Marquinhos.
Em 2015 o Vitória poderia ter tido uma caminhada muito mais segura na Série B se tivesse tido um centroavante finalizador em boa fase. O clube precisa, de forma urgente, para 2016 de um nome que pegue a camisa 9 e resolva. Entre Robert e Élton, um dos dois poderia permanecer, como possível reserva. Rafaelson seria uma aposta a ser testada ao longo do ano.

Situação: Contratação de dois atacantes de velocidade. Contratação de um centroavante. Manutenção de Élton ou Robert e a, consequente, dispensa do outro.
Resumindo, além de manter as principais peças o clube deveria contratar, pelo menos, mais oito peças, no mínimo quatro dessas para serem titulares.

Elenco Projetado para 2016:

Goleiros:

1                  1- Gatitto Fernandez
                      2-  Fernando Miguel
             3- Caíque
            4-Gustavo

Laterais Direitos:

1-      Diogo Mateus
2-      A contratar

Zagueiros:

1-      Kanu
2-      Ramon
3-      Guilerme Mattis
4-      A contratar
5-      Maracás
6-      Vinicius
7-      Salustiano

Laterais Esquerdos

1-      Diego Renan
2-      A contratar
3-      Euller

Primeiros Volantes:

1-      Amaral
2-      Marcelo
3-      Gabriel Soares

Segundos Volantes:

1-      A contratar
2-      Flávio
3-      José Welison

Meias:

1-      Escudero
2-      A contratar
3-      Arthur Maia
4-      Rhayner
5-      Vander
6-      David
7-      Gabriel
8-      Yan
9-      Geovane

Atacantes:

1-      A contratar
2-      A contratar
3-      A contratar
4-      Robert ou Élton
5-      Rafaelson