28 de fev. de 2013

A promiscuidade da imprensa baiana

Já escrevi nesse blog inúmeras vezes sobre o baixíssimo nível da imprensa esportiva na Bahia. Nos últimos anos tenho até nutrido certa esperança de ver o cenário mudar. Uma nova geração de jornalista mais bem informada e preparada está chegando ao mercado e mudando um pouco o perfil da coisa. A situação, porém, ainda está muito longe do ideal. Essa semana, um pequeno fato serviu para mais uma vez escancarar o quanto, além de tosca, nossa imprensa pode ser promiscua e\ou corrupta.

Esses dias, acompanhando o noticiário esportivo, eu soube do interesse do Vitória na contratação de um zagueiro brasileiro, conhecido com Kanu, que está atuando no Standard Liège da Bélgica. Descobri que o cara é baiano de Salvador e que está querendo voltar a sua terra, de preferência atuando no rubro negro.

Pois bem, diante do interesse do clube baiano, a imprensa local passou a divulgar algumas noticias sobre o atual momento dele no clube belga. A maior parte das informações dá conta de que o atleta passa por excelente momento em terras europeias.

Em uma dessas matérias, o site Bahia Notícias informa que Kanu foi eleito o melhor jogador em campo no último domingo, na partida entre Standard e Genk. A matéria, porém, não divulgou a fonte dessa eleição. Depois de ler a matéria eu fiquei curioso e fui procurar saber quem tinha escolhido ele como “O Cara do jogo”. Na minha pesquisa não achei nada sobre tal eleição. Por outro lado descobri que dos últimos três jogos o cara só jogou um, e saiu de campo com uma pequena lesão. No site da Liga Belga, há realmente um quadro sobre o melhor da partida, que no caso em questão não foi ele.

Até ai nada tão extraordinário assim. Mas resolvi continuar tentando achar a tal fonte, não encontrei, mas soube de uma coisa que muito me surpreendeu. O autor da matéria do site Bahia Notícias é assessor de imprensa do jogador. Essa realmente é uma relação muito doida. A falta de fonte me permite, inclusive, desconfiar que quem o elegeu como o melhor em campo, em Liège, pode ter sido o próprio assessor, direto de Salvador.

É possível, que o tal do Kanu seja um ótimo zagueiro, que realmente esteja passando por grande fase, que tenha sido escolhido melhor em campo e que eu simplesmente não tenha encontrado a fonte. Isso, porém, não diminui em nada o absurdo que é um assessor utilizar de um veículo de imprensa para promover seu assessorado. Pena é que esse provavelmente não é um caso isolado, nem exclusivo da mídia baiana.  É só o reflexo dos valores dominantes em nossa imprensa e na nossa sociedade como um todo.


PS, eu não sou jornalista. Esse blog é pessoal. Mas ainda assim o espaço está aberto para os envolvidos tentarem esclarecer a situação ou corrigir alguma informação.

21 de fev. de 2013

Minha Monografia - "O Impacto do Estádio de Manoel Barradas na Produção do Espaço Urbano."


No final do ano passado me graduei em Geografia pela Universidade Federal da Bahia e meu Trabalho de Conclusão de Curso foi sobre o Estádio Manoel Barradas, O Barradão. Agora resolvi disponibilizar esse trabalho aqui no blog, uma vez que percebi a carência de estudos e informações a respeito do tema "Os Estádios de Futebol" no brasil. A base da minha pesquisa foram os estudos da Geografia Urbana, em uma tentativa de entender como o estádio interfere da dinâmica do seu entorno e, por outro lado, como a localização exerce influência na funcionalidade do Barradão.
Para quem se interessar em ler a monografia alerto que o texto não tem pretensão de trazer ideias definitivas sobre o tema, que se revelou tão amplo. Após a conclusão senti uma certa frustração por perceber a quantidade de dados, análises e informações que ficaram de fora ou não foram devidamente aprofundados. Mesmo assim, acredito que, por se tratar de uma área tão pouco estudada, essa monografia pode contribuir de alguma forma a quem se interessar em se aproximar dos estudos da relação dos estádio de futebol com as cidades.

Para os interessados é só baixar os arquivos nos links abaixo.

No link dos apêndices estão os mapas produzidos na monografia.