29 de mai. de 2011

Coisas sobre a Segundona 2011

Depois de cair no ano passado, imediatamente os olhos da torcida rubro-negra se voltaram para a segunda divisão. E um olhar rápido sobre os adversários permitiu colocar o Vitória com franco favorito ao acesso. Depois de dois jogos e um péssimo futebol, dá pra continuar acreditando nesse favoritismo? Eu acredito que sim e vou expressar minha opinião dividindo as coisas em tópicos.

O Vitória já tem elenco para subir.
Analisando os elencos de todos os times da segunda divisão esse ano, fica claro que nenhum tem um elenco melhor que o nosso. Dependendo do ponto de vista, podem ser apontados cinco elencos no mesmo nível; Vitória, Sport, Goiás, Ponte Preta e Portuguesa. Eu particularmente acho que os de Vitória e Sport já são superiores aos demais. O Goiás, que eu imaginei que viria forte, ainda não reforçou o seu elenco como o esperado, além de perder peças importantes após o rebaixamento e a perda da Sulamericana.

O Vitória ainda não tem um time para subir
Apesar de achar que o elenco do Vitória é suficiente para subir, não se pode negar, depois de acompanhar o Campeonato Baiano e os dois primeiros jogos na Serie B, que o time ainda não está pronto. Acho que o potencial do elenco (que não é grande coisa, é simplesmente “suficiente pra subir”) está longe de ter sido explorado ao máximo.

É normal que o time ainda não esteja pronto
Sendo a derrota para o Icasa primeiro jogo de Geninho no comando da equipe parece bastante natural que o time ainda não esteja pronto, ainda mais considerando que alguns reforços ainda não estrearam e outros acabaram de chegar e ainda devem se adaptar melhor ao clube e a competição.

O Vitória já podia ter elenco e time para subir fácil
O que me irrita diante de inicio de competição é constatar que pelo tamanho do clube, pela estrutura, pela torcida e pelo orçamento o Vitória tinha “obrigação” de já estar com um time “pronto” e com um elenco que fosse “mais do que suficiente” para subir. Só dois clubes estão no mesmo patamar de grandeza que o Vitória; Goiás e Sport. Então, se são quatro vagas, ainda sobraria uma para o “resto”; Ponte Preta, Portuguesa, Criciúma, Náutico ou qualquer outro azarão que conseguisse encaixar o time a tempo. Desde o final do ano passado, todos sabiam qual a prioridade para 2011, dessa forma difícil de aceitar que o time esteja sendo montado com a competição já em andamento e que o orçamento não tenha sido suficiente para montar um elenco “mais do que suficiente” para subir. A verdade é que diante das comparações com os outros clubes fica difícil não chegar a seguinte conclusão; O Vitória tem obrigação de subir esse ano.

16 de mai. de 2011

Merecido

O Vitória foi a melhor equipe durante todo o Campeonato Bahiano, o Bahia de Feira a segunda melhor, porém diante do que aconteceu nos dois jogos finais o time de Feira mereceu o titulo. O tremendão procurou os gols e quando conseguiu a vantagem teve maturidade e tranqüilidade pra tocar a bola, administrar o resultado e usar de forma perigosa os contra-ataques. A arbitragem não se intimidou e permitiu que o resultado fosse decidido pelos jogadores. Ponto para a federação por ter trazidos árbitros de fora da Bahia nessa fase final. Não sei se um trio local teria atitude para dar aquele impedimento no lance que gerou um pênalti em Neto Baiano.
Por outro lado, como escrevi no post anterior, esse ano pro Vitória o que realmente interessa é a Serie B. O efeito mais nocivo que a perda do Baiano pode trazer é abalar o grupo no início da Segunda Divisão, que começa no próximo sábado. Sobre perder para um time do interior, mais uma vez na decisão, tenho que admitir que, se depender de mim, pode continuar essa média pelo resto da vida; o Vitória ganha quatro e um time do interior um, de cinco em cinco anos. Melhor impossível. heheheh

Ps 01; Eu dou muito valor a Elkeson, ele pode até errar, mas nunca se omite, não se esconde do jogo, mesmo nos momentos mais complicados e sabendo que a torcidade vai pegar no pé dele se ele errar.

Ps 02; Esse negócio de não pegar as sardinhas na final dá uma azar retado!heheh

2 de mai. de 2011

A verdade

É verdade que a rivalidade é um dos principais ingredientes do futebol. É ela uma das principais fontes de emoção e diversão. Por isso, não há como negar que é muito divertido para um torcedor do Vitória ver o Bahia completar 10 anos sem títulos. É bom também avançar pra final e ter a possibilidade de conquistar o Pentacampeonato Baiano. A verdade verdadeira, porém, é que, para mim, futebolisticamente falando, esse ano a única coisa que importa é a segunda divisão. Campeonato Baiano, aniversario de sardinha, nada disso valerá a pena se não voltarmos a primeira divisão, (momento frase feita) lugar de onde nunca deveríamos ter saído.