9 de nov. de 2009

Catástrofe

Eu já escrevi aqui antes sobre a preguiça da imprensa baiana. A ultima que tem me chamado a atenção é a forma como eles tratam as possibilidades matemáticas dentro do campeonato Brasileiro.

Ora bolas, chances matemáticas são chances matemáticas, não tem a ver com achômetro. Esses dias, ouvi um “gênio” falar na rádio “Hoje o Vitória tem ZERO por cento de chances matemáticas de ser rebaixado” e continuou “Mas, isso é essa rodada, na próxima pode não ser mais ZERO”. Putz, essa cara é o novo mestre da matemática. Fiquei tentando imaginar como uma probabilidade de ZERO pode mudar de uma rodada pra outra e não conseguir estabelecer um pensamento a esse nível de complexidade.heheheheh

Pois bem, quando falo preguiça de imprensa, falo porque vejo que há muitas maneiras e meios para os profissionais procurarem informações e eles não fazem isso, tratam tudo como se fosse torcedores conversando em um bar, sem nenhum compromisso com a informação.

Então como eu sou um pouco menos preguiçoso que eles, só um pouco, há algum tempo fui na Tabela Dinâmica do Globo Esporte e simulei as chances do Vitória. E não precisei ser nenhum Oswald de Souza para ver que o Vitória tem sim chances de ser rebaixado. Mais do que isso, em uma simples tentativa, vi que o rubro negro pode terminar, ainda, até na vice lanterna. Lógico que isso é pouco provável, eu realmente não acredito nisso,mas matemática é matemática. Se for apelar pra ela que faça direito!heheheheheh.

Se quiser vizualizar melhor o resultado da simulação é só clicar na figura para ampliar!