22 de dez. de 2008

Coisas sobre "Coisas sobre futebol"


Opa!Estou muito feliz observando o poder desse Blog.
Depois de pressionar a globo a transmitir a final da Sulamericana e ver a pressão surtir efeito. Agora foi a vez de ver o Flamengo cedendo aos conselhos e apelos para manter o Fierro no elenco. Nunca imaginei conseguir tanto poder em tão pouco tempo.

17 de dez. de 2008

Coisas sobre Gonzalo Fierro


Opa! No Flamengo começaram a pipocar as primeiras fofocas sobre os jogadores a serem liberados, a famosa barca. Que, por si só, já é uma tremenda burrice, porque no fim das contas qualquer negociação envolvendo jogadores listados em uma “barca” será desvantajosa para o clube que o libera. Ninguém vai querer investir pesado de um jogador que esteja sofrendo uma desvalorização dessa natureza no seu atual clube.
E no meio dessa possível barca rubro negra vejo o nome do chileno Gonzalo Fierro. Eu particularmente acho que ele ainda tem muito a render. Se o Flamengo liberar esse jogador acabará o vendo brilhar em outro clube, coisa que por sinal não seria nenhuma novidade, em se tratando negociações feitas pela diretoria Flamenguista. Quantos jogadores dispensados ou desvalorizados na Gávea acabaram brilhando eu outras equipes? Dava pra fazer uma lista de entristecer muita gente. O Fierro não teve sequer uma chance de começar jogando como titular. Acho complicado avaliar ele pelo tempo que esteve em campo, mas os poucos minutos que eu o vi jogar, me deixaram uma boa impressão. Fora os antecedentes do cara, que não são de se ignorar; ídolo e supercampeão jogando no maior time do Chile, nome constante nas convocações de Bielsa e quase 70 gols com a camisa do Colo-Colo.
Fazendo uma comparação, se puxarmos um pouco na memória, o Conca quando chegou ao Brasil demorou bastante para jogar bem, demorou inclusive para conseguir ser titular do limitado time do Vasco.É natural esse período de adaptação ao futebol e aos costumes de um novo país.
Espero que essa notícia seja só mais uma, no meio de tantas divulgadas apenas para movimentar o noticiário esportivo durante as férias futebolísticas.

11 de dez. de 2008

Coisas sobre o Brasileirão 2008


Como o fim do Campeonato Brasileiro vi que tinha muitos comentários a fazer e não conseguiria articular todas as idéias em um texto só. Então resolvi escrever por tópicos.

- São Paulo campeão. Como já foi dito e redito, titulo mais que merecido para o clube mais estruturado do país. Mas pra não ficar só nos elogios, não dá pra esquecer que ganhou o time com o futebol mais sem graça entre os lideres do torneio. 90% dos gols pareciam “macete” em jogos de vídeo-game. Jorge Wagner cruza na área e Miranda ou Hugo completam. O negocio foi tão repetitivo que até as comemorações de Hugo eram iguais, todo jogo que estava difícil pro São Paulo eu falava, “tem nem graça, daqui a pouco Jorge Wagner cruza, Hugo faz o gol e sai chupando o dedo” e no fim do jogo eu ficava parecendo a Mãe Dinah. E olha que nem era necessário chegar perto da área, tinhas gol de bola cruzada quase do meio capo. Méritos de Muricy que fez o time render o seu máximo com as peças que tinha em mãos.

-Grêmio vice. Sem tem um clube que eu admiro é o Grêmio, e nesse Brasileirão ele mostrou o porquê. Sem duvida jogou com um elenco muito fraco, na comparação com vários outros clubes, e mesmo assim foi até a ultima rodada com chances de roubar o hexa São Paulino.

-Cruzeiro terceiro colocado. Time mais regular do torneio, no fim das contas não sei se isso é bom ou ruim. Tipo não fede nem cheira???Afinal de contas o Cruzeiro só ficou de fora do G4 em uma única rodada e mesmo assim nunca pareceu ter forças suficientes para ficar com o troféu. E ainda me deu um prejuízo de R$ 3,00(= um lanche na barraca do Walter), em uma aposta que perdi cpara um mineiro cruzeirense aqui do trabalho. Apostei que o Flamengo roubava a vaga da Libertadores na ultima rodada. Ainda apostei que cada gol de Athirson e Felype Gabriel ele me pagaria um Nego Bom. Quando Athirson fez o primeiro achei que a tarde ia ser minha.

-Palmeiras quarto colocado. Time sem brilho, viu a vaga pra Libertadores cair do céu depois dos moles do Flamengo.

-Flamengo quinto colocado. O Ronaldo Angelin falou, “Agente terminou em quinto e parece que fomos rebaixados”. O Flamengo terminou a competição com 64 ponto, 3 a mais que o total conquistado na campanha que entusiasmou a torcida no ano passado. Com os mesmo 64 ponto o time terminaria na segunda colocação em 2007. Enfim, o G5 acabou elevando o nível da coisa. Continuando as comparações 2007/2008, tenho certeza que o grande vilão rubro-negro esse ano, foi justamente o herói do ano anterior, a torcida. A pressão só atrapalhou, principalmente depois da seqüência de 7 jogos sem vitórias. A cada gol que o Flamengo tomava, ia embora a tranqüilidade e a naturalidade dos jogadores. Fica difícil jogar dessa forma. Até bomba em treino teve. Mas pra não falar que a culpa foi só da torcida, a demora em repor os jogadores que saíram na janela de transferência também foi fatal.

-Internacional sexto colocado. Já falei sobre o Inter nos posts anteriores, time com os jogadores mais habilidosos do país, demorou pra se arrumar no campeonato e fez mera figuração no torneio.

- Botafogo sétimo colocado. A 7sétima colocação até que ficou bem para o time da camisa 7, de Túlio e Garrincha. Já reparou que o Botafogo é todo diferente? Pra mim todo time tem um ídolo camisa 10. É isso mesmo, tem coisas que só acontecem com o Botafogo. A campanha, foi, a cara do clube. Sei não, tenho pra mim que o Botafogo é time pra quem não gosta tanto de futebol. hehehehehehehe

-Goiás oitavo colocado. Rapaz, só digo uma coisa. Se instituíssem o titulo para o técnico mais sem noção, mais ridículo, com certeza o Helio dos anjos levava o troféu pra casa. O cara tem setenta anos de carreira nunca ganhou um titulo importante e passou o campeonato inteiro dando as entrevistas mais arrogantes. “Por que vencemos todos os cinco primeiro colocados, não sei o quê que tem mais lá, o Goiás tem uma das melhores estruturas do país”. Hora, se tem essa estrutura extraordinária deveria estar envergonhado com a oitava posição. E tenho dito.

-Coritiba nono, Vitória décimo colocado. Campanhas gêmeas. Times recém chegados da segunda divisão, jovens talentos(Marquinhos e Keirrison), bons técnicos, pés no chão, pontos importantes acumulados ao longo do ano. Boa volta a elite dos dois clubes. Espero que continuem o trabalho e evoluam no próximo ano, principalmente fazendo boas capanhas na Sulamericana.

- Sport décimo primeiro colocado. Mesmo com o titulo da Copa do Brasil e a vaga na libertadores 2009 garantida, não fez feio e usou o campeonato como aquecimento para uma das temporadas mais importantes da historia do clube.

-Atlético Mineiro décimo segundo colocado. Sem comentários, tirando os 3X0 no Flamengo não me lembro desse clube na competição. Ele jogou os 38 jogos?

-Atlético Paranaense décimo terceiro. Com a estrutura que dizem ter, não deverias estar brigando pra não cair. Se bem que falam também que a administração de lá é tipo a de Paulo Carneiro no Vitória, elevou o nível do clube, mas corroeu as estruturas.

-Fluminense décimo quarto colocado. Depois da depressão pós Libertadores fugiu do rebaixamento e ainda beliscou uma vaga na Sulamericana. Obviamente não tinha time pra cair.

-Santos décimo quinto colocado. Sem comentários. Na verdade só serviu como meio pra fazer Kleber Pereira entrar em capo e ser artilheiro.

-Nautico décimo sexto colocado. Eu que sempre fui um torcedor do futebol do Nordeste fiquei triste com a permanência do Timbu na elite. O que tem se repedido no estádio dos Aflitos não pode acontecer na primeira divisão. Mas ano que vem ele cai, ou para com essa coisa de faroeste.

-Figueirense décimo sétimo colocado. Que pena, ia ser legal ver Figueira e Avai jogando na primeira.

-Vasco décimo oitavo colocado. Putz, tinha que cair mesmo. Que time horrível!!!!!!!!!!!!!!!!!!

-Portuguesa décima nona colocada. Até que não jogou mal, vendeu caro a maioria de suas derrotas, arrancou pontos importantes do lideres, mas não foi suficiente.

- Ipatinga Lanterna. Parecia que seria o novo América de Natal, que seria saco de pancada. De maneira geral não foi. Se segurou quase até o fim com chances de se livrar. Mas a coisa foi muito equilibrada e seria estranho um time da segunda divisão do campeonato mineiro, permanecer na primeira por mais um ano.
--------------------------------------------------
A FOTO DO POST É UMA HOMENAGEM AO JOGAR SÍMBOLO DO CAMPEÃO 2008

5 de dez. de 2008

Internacional Campeão da Sulamericana


Opa!
Parabéns ao Internacional Campeão da Copa Sulamericana.
Depois de conseguir desatar um nó tático imposto pelo Estudiantes o Inter mereceu a vitória e o titulo. Foi bom poder ver vários bons jogadores jogando com tanta raça.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Rapaz, me falaram que a Globo leu meu blog e achou melhor transmitir o jogo aqui pra Salvador.heheheheheeheh

FICHA TÉCNICA:


INTERNACIONAL 1 X 1 ESTUDIANTES


Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)

Data: 3 de dezembro de 2008, quarta-feira

Árbitro: Jorge Larrionda (Uruguai)

Assistentes: Pablo Fadiño e Walter Rial (ambos do Uruguai)
Cartões amarelos: Magrão, D’Alessandro, Bolívar, Gustavo Nery e Lauro (I); Alayes, Benítez e Braña (E)Cartões vermelhos: Agenor (I); Braña (E)
Gols: INTER: Nilmar, aos 8 minutos do segundo tempo da prorrogação ESTUDIANTES: Alayes, aos 19 minutos do segundo tempo


INTERNACIONAL: Lauro; Bolívar, Índio (Danny Morais), Álvaro e Marcão; Edinho, Magrão (Sandro), Andrezinho (Gustavo Nery) e D’Alessandro; Alex (Taison) e Nilmar Técnico: Tite
ESTUDIANTES: Andújar; Angeleri, Alayes, Desábato e Cellay; Braña, Verón (Moreno y Fabianesi), Iberbia (Pérez) e Benítez, Gata Fernández (Celderón) e BoselliTécnico: Leonardo Astrada